Fique ligado

Artigos

Alvarelhos e Guidões entre as freguesias que devem ser desagregadas em 2025

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O processo de desagregação de freguesias, iniciado pelo Grupo de Trabalho da Assembleia da República, permitirá que cerca de 140 freguesias em Portugal “renasçam” já nas eleições autárquicas de 2025. Entre os casos aprovados, encontra-se a desagregação das freguesias de Alvarelhos e Guidões, na Trofa.

Após meses de análise, o relatório do Grupo de Trabalho foi aprovado esta semana em sede parlamentar e deverá ser votado na próxima terça-feira em plenário. Este processo surge na sequência da revisão da “Lei Relvas”, que em 2013 levou à agregação forçada de centenas de freguesias, muitas vezes contra a vontade das populações.

A desagregação de Alvarelhos e Guidões vem responder às reivindicações locais, dando novamente autonomia administrativa a estas comunidades. Este é um dos 110 processos que receberam parecer favorável do grupo, que analisou mais de 190 pedidos submetidos por autarcas e representantes locais.

Com este regresso à autonomia, as duas freguesias poderão recuperar uma identidade administrativa que, segundo muitos moradores e dirigentes locais, foi perdida com a união em 2013. Além disso, os presidentes de juntas agregadas terão agora a responsabilidade de organizar a transição para que as novas freguesias possam entrar em funcionamento já nas eleições autárquicas de 2025.

Porto entre os distritos com mais desagregações

O distrito do Porto foi um dos que apresentou maior número de pedidos de desagregação, seguido por Braga e Aveiro. No total, o Porto verá 24 novas freguesias recuperarem a sua independência, numa resposta clara às reivindicações que se têm multiplicado ao longo da última década.- Leia a notícia em www.onoticiasdatrofa.pt
http://dlvr.it/TGp6Q2

Continuar a ler...
__________________
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Segue-nos no Tik Tok

Facebook

Farmácias de serviço

TRofa.Tv – Membro da Associação APMEDIO

Pode ver também...