quant
Fique ligado

Artigos

Cantinho da Saúde: Novembro Azul – A prevenção do cancro da próstata

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Todos os anos, em novembro, o mundo veste-se de azul para relembrar a importância da saúde masculina. Este movimento global, conhecido como Novembro Azul, é uma campanha de consciencialização para sensibilizar a população, especialmente os homens, sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do cancro da próstata. Mas afinal, por que é que este mês é tão importante e o que devemos saber sobre esta doença que afeta milhões de homens em todo o mundo?

A próstata é uma glândula pequena, do tamanho de uma noz, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O cancro da próstata ocorre quando as células nesta glândula começam a crescer descontroladamente. Este tipo de cancro é um dos mais comuns entre os homens, particularmente após os 50 anos de idade. Só em Portugal, aproximadamente 6500 novos casos são registados anualmente, e este número tem vindo a aumentar devido ao envelhecimento da população. Os primeiros sintomas do cancro da próstata podem ser discretos e, muitas vezes, passam despercebidos. Na fase inicial, tende a ser assintomático, ou seja, não apresenta sinais evidentes. Isso torna a deteção precoce através de exames regulares ainda mais crucial. No entanto, à medida que a doença progride, alguns sintomas podem surgir. Temos entre eles:

– Aumento da frequência urinária. Necessidade de urinar com mais frequência, especialmente durante a noite. Urgência em urinar, com dificuldade em segurar a vontade.

– Dor ou desconforto ao urinar. Sensação de ardor ou dor durante a micção.

– Sangue na urina (hematúria) ou no sémen (hematospermia), embora seja um sintoma menos comum.

– Dor durante a ejaculação

– Dificuldade em obter ou manter uma ereção.

A importância da prevenção e do diagnóstico precoce apesar de ser um dos cancros mais comuns, é também um dos mais tratáveis, especialmente se for detetado precocemente. Dado que os sintomas iniciais podem ser leves ou mesmo inexistentes, muitos homens só descobrem o cancro da próstata em estágios mais avançados, quando o tratamento pode ser mais complexo. Por isso, os especialistas recomendam que homens com 50 anos ou mais realizem exames regulares, como o teste de PSA e o toque retal. Para aqueles com histórico familiar ou outros fatores de risco, é aconselhável iniciar os rastreios a partir dos 45 anos.

O papel das mulheres na campanha
Curiosamente, as mulheres têm desempenhado um papel importante no incentivo à saúde masculina. Muitas vezes, são elas que incentivam os seus maridos, pais ou irmãos a realizarem os exames de rastreio, ajudando a ultrapassar o preconceito e o medo que ainda rodeiam o tema. O apoio familiar é, sem dúvida, um fator determinante na promoção de uma atitude mais consciente em relação à saúde.

O Novembro Azul é mais do que uma campanha de sensibilização; é um apelo à ação. É um lembrete para os homens cuidarem da sua saúde e para a sociedade, como um todo, apoiar esta causa. Ao rompermos o silêncio e os tabus em torno do cancro da próstata, podemos salvar vidas. Neste mês de Novembro, vista-se de azul, fale com os homens da sua vida e incentive-os a realizarem os exames necessários. Porque a prevenção é sem dúvida, o melhor remédio.

Enfermeiro Hugo Sousa- Leia a notícia em www.onoticiasdatrofa.pt
http://dlvr.it/TGLkgW

Publicidade
Continuar a ler...
__________________
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Segue-nos no Tik Tok

Facebook

Farmácias de serviço

TRofa.Tv – Membro da Associação APMEDIO

Pode ver também...