Fique ligado

Artigos

CENFIM aposta na formação com elevada taxa de empregabilidade

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O CENFIM da Trofa abriu portas à comunidade, a 22 de março, para dar a conhecer a oferta formativa e as oportunidades profissionais que proporcionam os cursos ligados à metalurgia, metalomecânica e eletromecânica. Com uma elevada taxa de empregabilidade, a formação profissional tem-se afirmado como uma escolha de futuro para muitos jovens.

“Todos os anos fazemos este dia aberto, com o objetivo de mostrarmos o que temos para oferecer aos jovens que queiram seguir formação profissional, como acima de tudo esta é uma oportunidade de os encarregados de educação virem conhecer as instalações e perceber o que é, hoje, a formação profissional”, sublinhou o diretor do centro, Adelino Santos.

O setor industrial tem acompanhado a evolução tecnológica, e a procura por profissionais qualificados continua elevada, contrariando previsões de que a automação poderia reduzir postos de trabalho. “Se recuarmos 15 anos, dizia-se que os robôs iam substituir os trabalhadores, mas a realidade mostrou o contrário. As empresas continuam a precisar de muitas pessoas para trabalhar e prova disso são os níveis de desemprego relativamente baixos.

No entanto, neste momento, cerca de 70% dos postos de trabalho é para pessoas com competências e qualificações, capazes de se adaptarem à evolução dos equipamentos”, explicou.

Do CENFIM da Trofa saem, concluídos os cursos, técnicos de maquinação e programação CNC, técnicos de manutenção industrial, técnicos de desenho de construções mecânicas ou técnicos de soldadura, profissões antigas, mas que evoluíram muito ao longo dos tempos.

Por exemplo, um técnico de CNC, há 30 anos, tinha de adquirir conhecimentos através de programação manual. Hoje em dia, deparam-se com máquinas de cinco eixos, que tem outro tipo de tecnologia e softwares muito mais evoluídos. O técnico de manutenção industrial tinha de saber eletricidade e eletrónica, mas agora tem de saber automação, instrumentação, robótica e inteligência artificial.

Através desta formação, o jovem consegue concluir o Ensino Secundário (12.º ano) e conseguir certificação profissional. Dinis Silva frequentou o curso de Técnico de Maquinação e Programação CNC e já está a trabalhar. “O CENFIM é uma referência na formação profissional.

Durante o curso, participei em vários projetos e competições, o que me deu visibilidade e conhecimento. No final, tive várias empresas a contactar-me, mas acabei por ficar onde fiz estágio”, revelou.

Além da entrada direta no mercado de trabalho, a formação no CENFIM também permite o prosseguimento de estudos. Maria Martins, que concluiu o curso de Técnica de Maquinação e Programação CNC, está agora a frequentar Engenharia Mecânica na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. “Sempre quis entrar na universidade, mas queria algo mais prático. No último ano no CENFIM, decidi tentar e fui muito apoiada”, explicou.

Maria Martins será também a representante do CENFIM da Trofa e de Portugal no Campeonato Europeu das Profissões, que se realiza em setembro, na Dinamarca. “A experiência é muito boa. Trabalhamos a expectativa, o stress e a pressão, e no fim ficamos com um nível técnico muito elevado”, afirmou.

Adelino Santos destacou a importância destas competições para a evolução dos formandos e dos próprios formadores. “Os campeonatos permitem que os jovens adquiram experiência profissional de alto nível e obrigam os nossos formadores a manterem-se atualizados em tecnologia, software e conhecimentos, o que nos ajuda a modernizar as empresas”, sublinhou.
Com formação ajustada às exigências do mercado, o CENFIM continua a ser uma referência na qualificação de profissionais, garantindo um futuro promissor para os seus formandos. Artigo para ler em www.onoticiasdatrofa.pt
http://dlvr.it/TJtdJd

Continuar a ler...
__________________
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Segue-nos no Tik Tok

Facebook

Farmácias de serviço

Trofa.Tv – Membro da Associação APMEDIO

Pode ver também...