Fique ligado

Artigos

Eleições Legislativas: Que cenário se desenha na Trofa após a viragem política de 2024?

Avatar

Publicado

em

Este domingo, 18 de maio, os eleitores da Trofa voltam às urnas para as eleições legislativas, num momento decisivo que poderá confirmar ou alterar a recente viragem política registada no concelho.

Nas legislativas de 2024, a Trofa assistiu a uma mudança clara no panorama político local. A coligação da Aliança Democrática (AD), sustentada por PSD, CDS-PP e PPM, conquistou o primeiro lugar com 34,57% dos votos, invertendo a vitória que, em 2022, tinha sido do Partido Socialista (PS) com 42,23%. Apesar do crescimento relativamente modesto da AD — que somou mais 292 votos do que em 2022 — o PS sofreu uma quebra acentuada, perdendo 2284 votos e descendo para 27,4%.

Outro dado relevante foi o crescimento impressionante do Chega, que quase quintuplicou os seus votos face a 2022, atingindo 18,48% do eleitorado, consolidando-se como a terceira força política no concelho. Também a Iniciativa Liberal (IL) aumentou a sua votação para 1210 votos, superando o Bloco de Esquerda (BE), que subiu ligeiramente para 856 votos. O Livre triplicou a votação, enquanto PAN, CDU e o pequeno ADN mantiveram ou aumentaram ligeiramente o seu eleitorado.

A abstenção também diminuiu na Trofa, passando de 36,71% em 2022 para 27,28% em 2024, o que corresponde a um aumento de 3275 votantes, reflexo de maior mobilização dos eleitores.

PUBLICIDADE

Estes resultados revelam um concelho mais fragmentado politicamente, com uma clara erosão do tradicional domínio socialista e o fortalecimento das forças à direita, em especial da AD e do Chega.

Para as eleições de 2025, os cenários possíveis são variados:

* A AD poderá manter e até ampliar a sua vantagem, capitalizando a queda do PS e o crescimento das forças mais à direita.

* O PS poderá tentar recuperar terreno apostando na mobilização do seu eleitorado tradicional e nos programas sociais, tentando travar a erosão que sofreu.

* O Chega e a Iniciativa Liberal podem continuar a crescer, representando uma nova força importante que pode influenciar o resultado final.

Os deputados eleitos da Trofa nas últimas eleições legislativas foram Joana Lima (PS) e Alberto Fonseca (PSD), refletindo o equilíbrio político do concelho. Ambos renovaram as candidaturas para a nova legislatura.

Os trofenses candidatos a deputados

Alberto Fonseca volta a ser candidato pela Aliança Democrática (PSD/CDS-PP), ocupando o 19.º lugar na lista do Porto. No sufrágio anterior, o social-democrata estava mais bem posicionado, no 11.º lugar, elegível, mas em caso de vitória da AD – que em 2024 elegeu 14 deputados no Porto – poderá haver possibilidade de o trofense voltar ao Parlamento no caso de elementos da lista saírem para ocuparem cargos de governação. Marta Almeida, também da Trofa, figura no 36.º posto da mesma lista, encabeçada por Paulo Rangel.

No Partido Socialista (PS), Joana Lima volta a concorrer e está em 7.º lugar, posição elegível, podendo cumprir a sua sexta legislatura. No último ano, exerceu funções como secretária da Mesa da Assembleia da República. Ainda na lista socialista estão Luísa Felizardo (30.ª) e, como suplentes, Miguel Tato Diogo e Ângela Moreira.

Pela CDU, Jaime Toga, natural da Trofa, é o número oito da lista e Fernando Sá surge na 40.ª posição.

A Iniciativa Liberal indicou Diamantino Costa para a lista do distrito do Porto, que figurará no lugar 24.

O presidente da Comissão Política Concelhia do Chega da Trofa, Arménio Ganga, é candidato a deputado pelo partido na lista do distrito do Porto, no lugar 32.

Boletim de voto que vai encontrar na Trofa

Este é o boletim de voto que os eleitores no concelho da Trofa vão encontrar nas mesas. Artigo para ler em www.onoticiasdatrofa.pt
http://dlvr.it/TKpJ4R

Continuar a ler...
__________________
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Segue-nos no Tik Tok

Facebook

Farmácias de serviço

Trofa.Tv – Membro da Associação APMEDIO

Pode ver também...