Autárquicas 2025
Entrevista a Rosária Carvalho – Candidata da coligação Trofa em Primeiro (PS/PAN/Livre) a Guidões
Quais os três primeiros projetos que se propõe realizar, caso vença as eleições?
A nossa prioridade é clara: colocar Guidões no centro da ação e devolver à freguesia a dignidade que merece. Em primeiro lugar, avançaremos com a construção de uma nova sede da Junta de Freguesia, de um espaço moderno, multifuncional e aberto à comunidade. Vamos olhar para a rede viária, pois muitos dos nossos caminhos estão degradados e ruas sem pavimentação. Vamos investir na requalificação das estradas, na melhoria das acessibilidades e, em simultâneo, na criação de espaços de lazer ao ar livre, com equipamentos simples, mas úteis, bancos, mesas, zonas de desporto, pensados para todas as idades. O terceiro pilar será dedicado às pessoas que mais precisam de apoio: os idosos e as crianças. Avançaremos ainda numa parceria com uma IPSS, para a criação de um Centro de Dia e uma Creche no terreno do Vilar, para dar resposta às famílias jovens e garantir acompanhamento digno aos nossos idosos.
Que outros projetos sustentam o manifesto eleitoral?
O nosso programa é abrangente e realista, realço a limpeza dos caminhos rurais e a criação de ecovias e roteiros naturais, promovendo lazer e desporto; o apoio ao comércio local, com um diretório empresarial sempre atualizado no site da junta de freguesia; Queremos dinamizar culturalmente Guidões, com iniciativas ligadas às tradições e às artes; e a valorização do património, através da requalificação dos fontanários e manutenção dos espaços públicos.
Quais devem ser as prioridades da Câmara Municipal a desenvolver no território da freguesia a que se candidata?
A Câmara deve assumir um papel decisivo em áreas estruturais. Em primeiro lugar, a construção do Pavilhão Desportivo em Guidões e um skatepark, dando resposta às necessidades desportivas e recreativas da freguesia. De seguida, é resolver o problema dos resíduos, com recolhas mais frequentes, lavagens dos contentores, instalação de mais ecopontos e substituição dos degradados. Queremos a extensão da rede de água e saneamento às casas ainda não servidas e o controlo da qualidade da água nos fontanários, devolvendo confiança e segurança à população.
De que forma pretende apoiar as coletividades e associações locais?
As coletividades são a força viva de uma freguesia. Vamos reforçar os apoios, promover iniciativas conjuntas e disponibilizar na futura sede da Junta espaços para ensaios, reuniões, exposições e formações. Queremos incentivar o surgimento de novas associações, em áreas culturais e sociais. Vamos apoiar na captação de parcerias e financiamentos, para que cresçam, se modernizem e multipliquem o seu impacto. Quanto mais forte e diversificada for a rede associativa de Guidões, mais viva será a freguesia.
—–
No âmbito das próximas eleições autárquicas, o NT está a publicar as entrevistas aos candidatos às assembleias de freguesias do concelho da Trofa, para dar a conhecer à população os projetos de cada partido, coligação ou movimento independente.
A publicação das entrevistas diárias segue a ordem alfabética da designação das freguesias e a ordem do boletim de voto, sorteada no Tribunal de Santo Tirso.Leia no link: Artigo para ler em www.onoticiasdatrofa.pt
http://dlvr.it/TNR39p
-
Artigos2 semanas atrás
Masters do FC S. Romão reforçam identidade do clube e projetam nova época
-
Artigos1 semana atrás
Homem ferido em capotamento de trator em Covelas
-
Artigos3 dias atrás
Xavier lançou nova música e videoclip foi filmado na Trofa
-
Artigos2 semanas atrás
Faleceu José Manuel Barbosa Rodrigues
-
Artigos2 semanas atrás
S&A Sports Group rejeita rescisão do Trofense e ameaça avançar para os tribunais
-
Artigos2 semanas atrás
Trofense convoca sessão de esclarecimento sobre venda de ações da SAD
-
Autárquicas 20255 dias atrás
Entrevista a Joaquim Ferreira – Candidato da coligação Unidos pela Trofa (PSD/CDS-PP) a Guidões
-
Artigos1 semana atrás
Presidente do Trofense acusa investidores de incumprimento, Henrique Sereno refuta acusações e ameaça com tribunal