Artigos
Escola Profissional do Infante garante oferta formativa com empregabilidade
A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de qualquer comunidade. No município da Trofa, a abertura de um Polo da Escola Profissional do Infante (EPI) é uma resposta estratégica para atender às necessidades locais de formação e qualificação profissional, promover o desenvolvimento económico e social, e contribuir para a redução do desemprego.
A Trofa verá aberta mais uma via para a formação de jovens em áreas com maior procura de recursos humanos qualificados.
A Trofa, como muitas outras regiões, enfrenta desafios relacionados com o desemprego e falta de mão de obra qualificada em setores específicos. A abertura da uma escola profissional vem oferecer à região mais uma via para a formação dos jovens nas áreas com maior procura de recursos humanos qualificados, alinhando as ofertas educativas às necessidades do mercado local.
A presença de uma instituição desta natureza na Trofa vem estimular a inovação e o empreendedorismo, potenciando novos negócios e oportunidades de emprego. Através do desenvolvimento de parcerias entre a escola e as empresas locais, prevê-se a criação de programas de estágios e formação prática, beneficiando ambas. Tais dinâmicas não só enriquecem a formação oferecida, como também fortalecem os laços entre a escola e a comunidade empresarial, criando um ecossistema de aprendizagem e desenvolvimento.
O ensino profissional pode funcionar como um motor de desenvolvimento económico.
Com cursos adaptados às necessidades locais, os jovens da Trofa poderão ver aumentadas as suas perspetivas de carreira. A formação profissional oferece uma alternativa ao ensino tradicional, proporcionando competências práticas e técnicas que ampliam as possibilidades de entrada no mercado de trabalho.
A abertura do Polo da EPI no município da Trofa apresenta-se como uma oportunidade para impulsionar o desenvolvimento económico e social da região. Ao proporcionar formação qualificada e adaptada às necessidades do mercado, a formação profissional pode contribuir para a redução do desemprego, a promoção da inclusão social e o fortalecimento da economia local.
“Considero que a vinda da Escola Profissional do Infante é uma enorme vantagem estratégica para o desenvolvimento do Concelho pois permite fixar os nossos jovens que procuram vias de formação diferentes das que são já disponibilizadas. Todos sabemos da crescente importância dos cursos profissionais no nosso país pois permitem proporcionar uma maior proximidade ao tecido empresarial, possibilitando uma facilidade na entrada do mercado de trabalho, não impedindo porém que os formandos possam optar pelo ingresso no ensino superior.
Votos de sucesso na implementação deste projeto no Concelho da Trofa.”
Eng. Duarte Araújo
Presidente da Federação das Associações de Pais da Trofa
Leia em www.onoticiasdatrofa.pt
http://dlvr.it/TBfBpx
-
Artigos2 semanas atrás
Homem que estava desaparecido já se encontrou com a família
-
Artigos1 semana atrás
Trofense vice-campeã no Mundial de kickboxing
-
Artigos2 semanas atrás
Falecimento de Mário de Oliveira Maia
-
Artigos5 dias atrás
Homem detido por tentar abalroar carro onde seguia ex-namorada e amigo na Trofa
-
Artigos2 semanas atrás
Cruz Vermelha realiza sessões de suporte básico de vida na Escola
-
Artigos2 semanas atrás
Câmara da Trofa promove 3.ª edição do Encontro de Cavaquinhos
-
Artigos2 semanas atrás
Falecimento de Maria Alice Ferreira Guimarães
-
Artigos4 dias atrás
Aos 29 anos, uma embolia pulmonar mudou a história de Pedro Azevedo