Artigos
Fernanda Cachada é a nova diretora do Agrupamento de Escolas do Coronado e Castro
O Agrupamento de Escolas do Coronado e Castro tem nova liderança. Fernanda Cachada tomou posse como diretora esta segunda-feira, 2 de junho, numa cerimónia realizada na Escola Básica do Castro, em Alvarelhos, sucedendo a Renato Carneiro, que se vai aposentar após vários anos de serviço.
Em declarações ao NT após a cerimónia de tomada de posse, Fernanda Cachada afirmou encarar este novo desafio como “um projeto de continuidade”, sublinhando o papel determinante do seu antecessor. “Tudo o que aprendi foi com o professor Renato, considero que ele é uma pessoa extraordinária. Foi uma liderança ética, justa e ponderada. Almejo que isso se reflita também na forma como agora assumo este cargo”, disse.
A nova diretora destacou os bons resultados obtidos pelo Agrupamento nos últimos anos e garantiu a intenção de manter e melhorar essa qualidade. “Temos conseguido elevar os resultados do Agrupamento e manter uma ação educativa significativa. Agora, temos de olhar para a frente e continuar esse trabalho”, afirmou.
Entre os principais desafios para o seu primeiro mandato, Fernanda Cachada apontou as obras em curso nas infraestruturas escolares. “A Escola Básica e Secundária do Coronado e Castro ainda está em reestruturação e funciona em contentores. A Escola do Castro também será intervencionada em breve. Organizar a oferta educativa e manter a qualidade dos serviços nestas condições será um grande desafio”, referiu.
A nova diretora sublinhou ainda a importância de continuar a promover o sucesso escolar. “A ambição de elevar os resultados académicos é constante. A escola tem de ser inclusiva, permitindo que todos deem o seu melhor. Os que podem ir mais além também têm de ser desafiados a fazê-lo”, garantiu.
Fernanda Cachada, que integra o Agrupamento há 29 anos, valorizou o papel das pessoas na construção do projeto educativo. “Tenho a sorte de trabalhar com pessoas que estão por opção neste Agrupamento há muitos anos e acreditam numa escola que faz a diferença. São inovadoras, aceitam desafios e querem sempre fazer mais e melhor”, destacou.
A docente fez ainda questão de agradecer o apoio da comunidade. “Sempre contámos com a colaboração das associações de pais, das instituições locais e das autarquias. O relacionamento tem sido saudável e cooperante, e tudo faremos para manter essa qualidade”, concluiu.
O agrupamento, que abrange os estabelecimentos de ensino das freguesias do Coronado, Covelas, Muro, Alvarelhos e Guidões, é um dos dois existentes no concelho da Trofa.
Curiosamente, também o Agrupamento de Escolas da Trofa conheceu recentemente nova liderança, com Miguel Maia a substituir Paulino Macedo, igualmente por motivos de aposentação. Artigo para ler em www.onoticiasdatrofa.pt
http://dlvr.it/TLCSRS
-
Autárquicas 202514 horas atrás
Resultados das autárquicas na Trofa
-
Artigos1 semana atrás
Xavier lançou nova música e videoclip foi filmado na Trofa
-
Autárquicas 20252 semanas atrás
Entrevista a Joaquim Ferreira – Candidato da coligação Unidos pela Trofa (PSD/CDS-PP) a Guidões
-
Autárquicas 20251 semana atrás
Entrevista a António Barbosa – Candidato do movimento independente A Trofa é de Todos à União de Freguesias de Bougado (S. Martinho e Santiago)
-
Autárquicas 20252 semanas atrás
Entrevista a Sónia Maia – Candidata da coligação Unidos Pela Trofa (PSD/CDS-PP) a Alvarelhos
-
Artigos6 dias atrás
Autocarro da UNIR consumido pelas chamas em São Martinho de Bougado
-
Autárquicas 20252 semanas atrás
Entrevista a Luís Paulo Vinhas – Candidato do Chega a Alvarelhos
-
Autárquicas 20251 semana atrás
Entrevista a João Guilherme Ramos – Candidato do movimento independente A Trofa é de Todos à União de Freguesias do Coronado (S. Romão e S. Mamede)