Artigos
Folha Liberal | Buracos e Cartazes!
Nas últimas semanas, a Câmara Municipal da Trofa inundou as ruas do município com cartazes de propaganda à recuperação de diversas estradas municipais. Nas diversas freguesias, vemos estes cartazes com o nome das ruas que, beneficiando da “bondade” da Câmara, irão ser recuperadas.
Os buracos nas estradas são uma realidade com a qual muitos condutores trofenses se deparam diariamente. Mais do que um mero incómodo, representam um perigo real, podendo causar danos nos veículos, aumentar o risco de acidentes e, em casos extremos, levar a lesões graves.
Sabemos que as causas para o aparecimento destes buracos são variadas, desde o desgaste natural do pavimento, passando pelas condições meteorológicas adversas, até ao tráfego intenso. Por outro lado, também verificamos muitas vezes que pouco depois de se fazerem obras, as estradas já estão todas esburacadas.
Os buracos nas estradas aumentam o risco de acidentes, especialmente para motociclistas e ciclistas, podem causar danos nos pneus, suspensão e outros componentes dos veículos, resultando em custos de reparação avultados para os condutores, além de que, estradas em mau estado dificultam o transporte de mercadorias, aumentam os custos de transporte e prejudicam a economia local.
O que custa mais perceber é como se deixa as ruas do município chegarem a este ponto! Como é possível que, durante anos, a Câmara Municipal conviva tão bem com este estado de coisas, deixando as estradas municipais chegar ao estado lastimável, em muitos casos mesmo crítico, em que se encontram?
A reparação atempada dos buracos nas estradas não é apenas uma questão de conveniência, mas sim uma questão de segurança pública e responsabilidade.
É, por isso, uma agradável surpresa verificar que, finalmente, a Câmara Municipal percebeu que existe o problema. Percebeu que o problema é de tal forma grave que vai lançar uma “megaoperação” de arranjo das estradas! A primeira parte dessa “megaoperação” já começou, com a campanha de propaganda, que já está “em todo o lado” a divulgar esse desejo e essa intenção.
Tanta propaganda a essa “megaoperação” pode levar os munícipes a pensar que vai ser feito algo de extraordinário, e algo “nunca visto”! Aqui começa o problema…
Era fundamental que a Câmara Municipal adotasse uma abordagem proativa na manutenção das estradas, priorizando a reparação de buracos e garantindo a segurança dos condutores, alocando os recursos adequados para a manutenção das mesmas, implementando processos eficientes para a notificação e reparação de buracos, garantindo a transparência na gestão da manutenção das estradas e aumentando a fiscalização e a rapidez de resposta. Mas, durante anos, a Câmara não quis saber.
A reparação atempada das estradas é um direito das pessoas e uma obrigação das Câmaras. Para alguma coisa hão de servir os muitos impostos, também municipais, que pagamos.
Na verdade, nem tenho a certeza de que esta “megaoperação” seja motivada pelo interesse da Câmara em manter as estradas municipais em bom estado. Acredito que o estado das estradas pouco importa à Câmara, visto que, sendo um problema conhecido há muito tempo, nada foi feito para o resolver.
O seu interesse parece ser algo que acontece ciclicamente, e que eu e o caro leitor sabemos bem. O que interessa é que este ano há eleições autárquicas e esta Câmara está, obviamente, a aproveitar para fazer agora esta “megaoperação”, para “mostrar obra”, confiante de que o caro leitor, e eleitor, vai apreciar a recuperação das estradas há tanto tempo esperada.
A Câmara não parece ter nenhum problema em adiar a resolução dos problemas dos munícipes e dos utentes, como as estradas, para a época das eleições por pura conveniência eleitoral. Mas os portugueses e, em particular os trofenses, já estão a ficar cansados destes truques e podem muito bem mostrar isso mesmo nas urnas.
Por
Diamantino Costa
-
Artigos2 semanas atrás
Quatro pessoas agredidas em café na Trofa
-
Artigos4 dias atrás
Furto de esmolas na Capela de Nossa Senhora das Dores em dia de Natal (c/video)
-
Artigos4 dias atrás
Despiste na EN104 em Santiago de Bougado provoca quatro feridos (c/video)
-
Artigos2 semanas atrás
Paróquia de Santiago de Bougado acolhe imagem de novo santo da Igreja (c/ vídeo)
-
Artigos2 semanas atrás
Falecimento de Joaquim Oliveira Maia
-
Artigos2 semanas atrás
Trofense vence na Póvoa e mantém firme a liderança
-
Artigos2 semanas atrás
Paraquedistas da Trofa em convívio de Natal
-
video1 semana atrás
“Menino” nasceu numa ambulância dos bombeiros da Trofa

