Fique ligado

Artigos

Freguesia de Bougado vai passar a chamar-se Freguesia da Trofa?

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Apesar de muitos Bougadenses de Santiago de Bougado estarem à espera da desagregação de freguesia entre esta e S. Martinho de Bougado, na última assembleia da União de Freguesias, que decorreu a 26 de dezembro, a mesa da Assembleia recebeu uma carta de um morador em S. Martinho de Bougado com uma proposta para discussão naquele órgão autárquico para que a União de Freguesias de Bougado, S. Martinho e Santiago, passe a chamar-se freguesia da Trofa.
No período antes da ordem do dia a presidente da Mesa, Isabel Loureiro, leu a carta recebida, assinada por Afonso Paixão, onde pode ler-se que “ vivemos uma situação algo inusitada, com o duplo nome atribuído à mesma área geográfica: União de Freguesias de Bougado (S. Martinho e Santiago), para a freguesia e Trofa para a cidade”.

Na missiva pode ler-se ainda que “não existe um verdadeiro movimento popular de contestação à agregação, de tão natural que se mostrou e que respeita o histórico de aproximação voluntária das freguesias. O que aconteceu foi uma assimilação natural da nova realidade autárquica”. Recorde-se que o Movimento Por Santiago de Bougado, criado há cerca de 6 anos, procedeu à recolha de assinaturas, cerca de 2 mil, favoráveis à desagregação das duas freguesias, quando precisaria apenas de 650 assinaturas para que o assunto fosse discutido e votado em assembleia.

Ora o assunto acabou por não ser discutido nessa sessão da Assembleia, mas no período de intervenção do público Vera Araújo questionou a presidente da Assembleia sobre o pedido de marcação da Assembleia Extraordinária para discutir e votar a separação entre Santiago e S. Martinho de Bougado, que foi solicitada em novembro passado, por nove dos treze membros da Assembleia de Freguesia de Bougado, cinco da Coligação Unidos pela Trofa e quatro do Partido Socialista, que se mostraram favoráveis à separação através do pedido de convocação da assembleia a que juntaram a proposta, que se vier a ser aprovada em Assembleia de Freguesia e Assembleia Municipal, será remetida à Assembleia da República, ainda a tempo de Santiago de Bougado voltar a ter órgãos autárquicos próprios já nas eleições de 2025.

Orçamento entregue mas “não apresentado”

A última assembleia do ano foi “morna” e demorou cerca de 50 minutos. Os cerca de 10 fregueses presentes na Assembleia de Freguesia, bem como a comunicação social ficaram sem saber da informação sobre a situação económica e financeira da Junta, ficaram sem saber das grandes opções do Plano Plurianual de investimentos parar o ano 2025, assim como outros assuntos que faziam parte dos assuntos da ordem do dia, mas que o público presente e a comunicação social não tiveram acesso.

No período de intervenção do público, o presidente da Junta Luís Paulo Sousa foi mesmo questionado sobre essa ausência de apresentação e respondeu que iria colocá-los no site da Junta de Freguesia. À hora de fecho desta edição, a 30 de dezembro de 2024, a informação ainda não consta do website da Junta de Freguesia de Bougado.

Continuar a ler...
__________________
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Segue-nos no Tik Tok

Facebook

Farmácias de serviço

TRofa.Tv – Membro da Associação APMEDIO

Pode ver também...