Fique ligado

Artigos

O Natal passa por aqui

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Este ano, respira-se Natal nas ruas da Trofa. Admito não estar a par daquilo que foi feito noutras freguesias, com excepção de Santiago, mas no que à cidade da Trofa diz respeito, aplaudo de pé. Julgo não cometer qualquer exagero se disser que, este ano, temos a melhor iluminação de Natal da história do nosso jovem concelho. E, de longe, a mais bonita aldeia de Natal de sempre, capaz de – finalmente – rivalizar com as dos concelhos vizinhos.

Parabéns à CM da Trofa pela aposta que, sendo também a mais dispendiosa de sempre, na casa dos 160 mil euros, devolveu o espírito de Natal às nossas ruas, após a vergonhosa e mal-esclarecida história que, em 2023, fez da Trofa tema nacional pelos piores motivos, deixando as 8 freguesias do concelho às escuras durante a Quadra, após (mais) um concurso público polémico que mais pareceu um arranjo entre amigos. Mas talvez tenha sido só (mais) uma coincidência.

Adiante.

Não é só a iluminação de Natal que está bonita, ou a aldeia de Natal que convida ao passeio e ao convívio. Foi um planeamento antecipado e bem conseguido, que fez com que, em Outubro, já praticamente toda a estrutura estivesse montada. E isto fez-me recuar aos anos em que as críticas absolutamente legítimas sobre a importância de não planear em cima do joelho eram rebatidas com infantilidades como “isso é ser do contra”. Afinal não é. E a prova está aí. O executivo, como exigiam os críticos, planeou atempadamente. E o resultado é a melhor iluminação de Natal de sempre.

Para além do planeamento impecável, registe-se o bom gosto. Sobretudo na forma como se pensou e construiu a aldeia de Natal. A rua das barraquinhas, com a casa do Pai Natal a meio, a zona dos comes e bebes no final, no seu próprio sector, o posicionamento da lindíssima árvore de Natal, tudo me parece ter corrido muito bem.

Outros concelhos orgulham-se de ter uma roda gigante enorme, nós temos uma que, não sendo tão grande, é apropriada e temática. De longe das mais bonitas que vi. O próprio carrossel parisiense, sendo pequeno, é um excelente exemplo de elegância e requinte. Vantagens de planear com tempo. O projecto torna-se mais refinado.

Algumas pessoas têm-se queixado do facto da Alameda estar mais despida. É natural que esteja. O dinheiro não estica e não dá para encher todo o concelho com aldeias de Natal. Mas está bem decorada e, a meu ver, só pecou por não ter a antiga estação iluminada. Sendo o espaço icónico que é, merecia, a meu ver, umas quantas luzinhas. Pode ser que se lembrem dela no próximo ano.

A avaliação global, na minha opinião, é muito positiva. Aliás, não tenho rigorosamente nada a apontar ao excelente trabalho realizado neste âmbito. Apenas palavras de elogio. E a esperança de que este ano sirva de exemplo para os próximos. Se assim for, só poderá melhorar.

Aproveito, caro leitor, para lhe desejar um Feliz Natal, para si e para a sua família, e que 2025 seja um ano próspero com boa saúde, alegria, dispensa cheia, sucesso no trabalho e nos negócios e muita paz.

Cá estarei de volta, em Janeiro, a escrever para si.

Um abraço e boas festas!- Leia a notícia em www.onoticiasdatrofa.pt
http://dlvr.it/TGvWNN

Continuar a ler...
__________________
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Segue-nos no Tik Tok

Facebook

Farmácias de serviço

TRofa.Tv – Membro da Associação APMEDIO

Pode ver também...