Artigos
Orquestra Trofaproarte estreia-se com auditório cheio no Fórum Trofa XXI
A estreia pública da Trofaproarte levou dezenas de pessoas ao Fórum Trofa XXI, a 19 de outubro, para assistir ao concerto de apresentação da nova associação cultural do concelho. A atuação da Orquestra Trofaproarte, formada maioritariamente por músicos ligados à região, resultou num ambiente de entusiasmo e prolongados aplausos, marcando simbolicamente o arranque do projeto.
A sessão começou com a intervenção da presidente da associação, Maria Batista, que explicou que a Trofaproarte nasce com o propósito de valorizar a formação musical no concelho e de criar oportunidades de prática instrumental e artística qualificadas para diferentes públicos. “Queremos trabalhar com amadores e profissionais, promover inclusão pela música, desenvolver iniciativas artísticas e apostar na criação de uma orquestra com atividade regular”, afirmou, sublinhando que a aposta passa também pela realização de programas de aperfeiçoamento musical.
A autarquia marcou presença no concerto, através do presidente eleito da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Araújo, que destacou a relevância do setor cultural no ciclo autárquico que se prepara para iniciar. Na sua intervenção, reiterou que a associação deverá integrar a estratégia cultural municipal, recordando o contacto estabelecido durante o período de campanha. “A Trofaproarte será um parceiro importante num trabalho de construção cultural que envolve instituições, criadores e comunidade”, referiu.
A direção artística da orquestra está a cargo de João Sá, que apresentou as linhas gerais da programação prevista. Entre as prioridades estão a criação de uma temporada de concertos, a colaboração com solistas convidados, o envolvimento de músicos do concelho e a formação de uma Orquestra Jovem de inclusão. O responsável apelou ao apoio de entidades públicas, empresas e cidadãos para garantir a sustentabilidade e o crescimento do projeto, classificado como “exigente, mas de grande valor artístico”.Leia no link: Artigo para ler em www.onoticiasdatrofa.pt
http://dlvr.it/TP5KlR
-
Artigos1 semana atrás
Câmara da Trofa chumba delegação de competências no presidente
-
Artigos21 horas atrás
Assembleia de Freguesia do Coronado rejeita lista para novo executivo
-
Artigos2 semanas atrás
O licor da Trofa que o mundo aprendeu a admirar
-
Artigos1 semana atrás
Assembleia extraordinária do Trofense aprova venda da SAD a novo investidor
-
Artigos2 semanas atrás
Câmara da Trofa abre inscrições para a Aldeia de Natal
-
Artigos2 semanas atrás
Faleceu Maria das Dores da Costa Gomes
-
Artigos6 dias atrás
Detido por furtar carteira e usar cartões bancários em compras
-
Artigos21 horas atrás
Impasse em Bougado: chumbada lista para executivo da Junta de Freguesia


