quant
Fique ligado

Artigos

Portugal fora dos 5 favoritos do Mundial 2026

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O Mundial de 2026, realizado na América do Norte por três países (Estados Unidos, México e Canada) ainda esta longe, sendo que a fase de qualificação ainda nem começou na Europa. Serão 16 os representantes europeus e provavelmente Portugal será um deles.

A fase de qualificação ira começar em março de 2025, terminando em março de 2026. Ou seja, será dentro de alguns meses. Se o sorteio dos grupos da fase de qualificação ainda não aconteceu, sabemos que teremos 12 grupos de 4 ou 5 equipas.

O vencedor de cada grupo qualifica-se diretamente para o Mundial norte-americano, ficando quatro vagas para decidir. As mesmas serão decididas entre os segundos classificados e por quatro equipas ‘repescadas’ por via da Liga das Nações 2024-2025, que já começou.

Mundial 2026 com Cristiano Ronaldo?

Competição que as equipas europeias vão disputar antes da fase de qualificação, sendo que a final acontece a 8 de junho de 2025. Uma certeza é que Cristiano Ronaldo tudo fará para conquistar esse troféu, tendo já participado nesta nova edição, dissipando as dúvidas pós-Euro 2024, de que continuava na Seleção Nacional, ao contrário de Pepe.

Assim sendo, podemos deduzir facilmente que Cristiano Ronaldo vá participar no Mundial norte-americano, uma vez que, caso Portugal não defraude as expectativas na Liga das Nações, ainda devera estar entre as opções de Roberto Martinez nas fases finais no momento em que se iniciara a fase de apuramento para o Campeonato do Mundo.

Os quartos de final da Nations League estão previstos para 20 de março de 2025, altura em que começam também as qualificações da zona UEFA para o Mundial de 2024. Seria estranho Ronaldo começar essa fase para depois não ir à América do Norte… Isto claro, caso ainda tenha rendimento aceitável para Roberto Martinez o convocar até lá.

Por outro lado, Ronaldo quererá recuperar o estatuto de melhor jogador de todos os tempos para Lionel Messi, que com a conquista do Campeonato do Mundo de 2022 parece ter encerrado o debate. Conhecendo o capitão da Seleção Nacional, esse objetivo ainda continua bem vivo!

Portugal no Top 10

A menos de dois anos do Campeonato do Mundo norte-americano, Portugal é apontado ao top 10 dos favoritos, pelas casas de apostas dos mercados internacionais, porém a ideia é que tenha deixado de ser visto como uma das candidatas, ao contrário do que acontecia antes do Euro 2024, em que Portugal começou a surgir no top 3 semanas antes do início da prova.

O pódio é constituído por Brasil, Espanha e França, seguindo-se Inglaterra, Argentina e Alemanha, remetendo assim Portugal para a sétima posição. Esta regressão, em termos de estatuto, acaba por ser natural face ao que têm sido as fases finais de Portugal desde a conquista do Euro 2016, tanto em Mundiais quanto em Europeus.

Mesmo que falte muito tempo até à competição, Roberto Martinez tera a difícil tarefa de ir renovando a equipa e o mais difícil, de gerir Cristiano Ronaldo, caso se confirme que queira mesmo ir ao próximo Campeonato Mundial. Na altura, terá 41 anos…

Por outro lado, duas das figuras da Seleção Nacional andarão na casa dos 32 anos: Bruno Fernandes e Bernardo Silva. Em que condições estarão nessa altura? João Cancelo ja tera completado 32 anos, mas encontra-se agora no Campeonato da Arábia Saudita, em que ha menos competitividade. Será ainda ele o dono dos laterais?

Que Seleção teremos?

O lado positivo é que outros jogadores de qualidade poderão entrar na equação e tornar-se importantes, como nos casos de João Neves ou de António Silva e Gonçalo Inácio. Outros ainda causam grandes expectativas, à imagem de Geovany Quenda que poderá estar presente, com 19 anos se tudo lhe correr bem.

Diogo Costa, Ruben Dias, Nuno Mendes, Vitinha, Rafael Leão deverão forma uma espécie de base de trabalho a Roberto Martinez, encontrando-se numa idade em que a qualidade já não deixa dúvidas, tendo ainda bons anos pela frente. Isto claro se não houver imprevistos negativos nas suas carreiras.

Nomes como Diogo Jota, Gonçalo Ramos, Trincão, Diogo Dalot, João Félix ou ainda Pedro Gonçalves, Pedro Neto e Matheus Nunes, entre outros, também poderão dar o seu contributo se as suas carreiras se mantiverem estáveis. Certo é que esta Seleção terá muito para dar e que qualidade não lhe deverá faltar.

Mas para qualquer apaixonado da Seleção das Quinas, existem muitas questões a poderem ser levantadas, uma vez que a primeira grande competição com Roberto Martinez ao leme acabou por ser uma grande desilusão, após ter prometido muito ao longo dos vários meses de fase de qualificação. As coisas começaram a tremer logo após o termo da mesma, com jogos de preparação pouco conseguidos. Definitivamente não queremos ser a nova Bélgica!

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Segue-nos no Tik Tok

Facebook

Farmácias de serviço

Pode ver também...

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização