Artigos
Presidente da Câmara consegue acordo com PS para governar
O presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Araújo, eleito pela coligação Unidos Pela Trofa (PSD/CDS-PP), conseguiu um acordo com os vereadores do Partido Socialista para garantir estabilidade governativa no atual mandato.
O anúncio foi feito esta segunda-feira, numa conferência de imprensa realizada nos Paços do Concelho da Trofa.
O acordo inclui a entrega de pelouros aos vereadores Luís Cameirão e Amadeu Dias, que ainda estarão em discussão e serão anunciados, brevemente.
Para Sérgio Araújo, este acordo foi feito “no recato das instituições” e não nas “redes sociais”.
“Ao longo da campanha, fomos dizendo que os trofenses mereciam outro tipo de governação, mas continuando a colocar os interesses da população em primeiro lugar”, sublinhou o autarca, que revelou que o entendimento foi feito “com a segunda força política mais votada” nas eleições, com a qual “foi possível ter um diálogo construtivo”.
Sérgio Araújo sustenta também que este acordo de governação mostra “maturidade política” para permitir “maior celeridade e eficiência na gestão dos processos autárquicos”, algo que até agora estava comprometido devido à ausência de delegação de competências.
Este foi, aliás, um dos pontos apresentados pelo vereador Amadeu Dias para justificar este acordo. O socialista, que diz que o entendimento foi maioritariamente aceite pela comissão política concelhia do partido e teve aval da Federação Distrital, sublinha a “mudança de postura” dos eleitos pela coligação Unidos Pela Trofa, que permitiu um “diálogo construtivo para bem de todos os trofenses”.
“Não cabe ao PS ser oposicão. Cabe ao PS ser parte da solução e os trofenses não iam entender que se pusesse em causa o desenvolvimento do concelho”, atestou.
O acordo deverá estender-se às assembleias de freguesia de Bougado e do Coronado, que atualmente estão a ser geridas a “serviços mínimos”, devido à reprovação das listas apresentadas pelos respetivos presidentes de junta eleitos para formar executivo.
Os moldes em que serão feitos os acordos ainda não estão plenamente definidos, mas visarão garantir a estabilidade governativa das juntas de freguesia.
Com estes cenários, a oposição ficará a cargo do movimento independente A Trofa é de Todos (TDT) e do Chega, este último com assento na Assembleia Municipal e nas assembleias de freguesia de Bougado e Coronado.
Em atualização .Leia no link: Artigo para ler em www.onoticiasdatrofa.pt
http://dlvr.it/TPRLVT
-
Artigos2 semanas atrás
Furto de esmolas na Capela de Nossa Senhora das Dores em dia de Natal (c/video)
-
Artigos5 dias atrás
Um morto em incêndio no Muro
-
Artigos2 semanas atrás
Despiste na EN104 em Santiago de Bougado provoca quatro feridos (c/video)
-
Artigos6 dias atrás
Incêndio destrói habitação no Muro
-
Artigos7 dias atrás
Festas em honra de S. Gonçalo animam Covelas entre 23 e 26 de janeiro
-
Artigos4 dias atrás
Lançado apelo para doação de bens para família que perdeu tudo em incêndio no Muro
-
Artigos2 semanas atrás
S. Silvestre da Trofa regressa a 10 de janeiro
-
Artigos1 semana atrás
Falecimento de Vítor Hugo Silva Reis


