Artigos
Trofa Apresenta Diagnóstico Social Pioneiro na Área da Deficiência
A Câmara Municipal da Trofa vai apresentar, no próximo dia 18 de junho, pelas 18h00, no Auditório do Fórum Trofa XXI, o Diagnóstico Social na Área da Deficiência: Caminhos para a Inclusão. O documento resulta de um estudo aprofundado sobre a realidade das pessoas com deficiência e incapacidade no concelho, sendo considerado um dos primeiros trabalhos estruturais do género a nível nacional.
A sessão, de entrada gratuita e aberta ao público, integra a programação da Rede de Casas do Conhecimento e pretende promover a reflexão em torno das principais necessidades deste grupo da população, propondo estratégias, recursos e soluções que favoreçam uma inclusão mais efetiva e duradoura.
O presidente da Câmara Municipal da Trofa, António Azevedo, sublinha a importância desta iniciativa. “A apresentação deste diagnóstico representa um marco para o concelho e para o país. É um trabalho pioneiro, centrado nas pessoas, que reflete o nosso compromisso com um município mais justo, inclusivo e acessível”, afirmou. O autarca defende ainda que a inclusão só será possível através do conhecimento, da escuta ativa e da ação concreta.
Durante a sessão serão apresentadas as principais conclusões do estudo pela Prof.ª Doutora Valéria Sousa Gomes, da Universidade da Maia. A análise será complementada com intervenções de especialistas que abordarão temas-chave relacionados com a deficiência:
* A Dra. Cláudia Fernandes (IPNP Carreiras e Negócios) falará sobre emprego e formação profissional;
* A Dra. Teresa Passos (APPACDM de Viana do Castelo) focar-se-á na proteção social;
* A Prof.ª Doutora Sandra Santiago (IPMAIA) refletirá sobre educação inclusiva.
A iniciativa integra a operação “Trofa + Inclusiva”, promovida no âmbito da Estrutura de Missão “Recuperar Portugal” – Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto – Interior Norte, com financiamento do investimento RE-C03-i06.03.
Com este projeto, a autarquia pretende contribuir para políticas públicas mais eficazes e para uma sociedade onde a diferença não seja um obstáculo, mas um fator de enriquecimento coletivo. Artigo para ler em www.onoticiasdatrofa.pt
http://dlvr.it/TLNvtp
-
Artigos2 semanas atrás
Bombeiros da Trofa resgatam cão cercado pelas chamas em incêndio
-
Artigos2 semanas atrás
Jorge Campos é o candidato da coligação Unidos pela Trofa à Junta de Bougado
-
Autárquicas 20251 semana atrás
Bruno Magalhães é o candidato da Iniciativa Liberal à Junta de Freguesia de Alvarelhos
-
Artigos2 semanas atrás
Bombeiros salvam mulher após ingestão de lixívia
-
Autárquicas 20251 semana atrás
Sérgio Araújo é o candidato da Coligação Unidos pela Trofa à Câmara Municipal da Trofa
-
Artigos1 semana atrás
Supremo confirma pena de seis anos de prisão por violência doméstica, tráfico e posse de arma em S. Mamede do Coronado
-
Autárquicas 20251 semana atrás
Maria Inês Campos é a candidata do Chega à freguesia do Muro: “Não aceito mais o silêncio, a desculpa ou o esquecimento”
-
Artigos2 semanas atrás
Trofense vende 80% da SAD a grupo norte-americano