Artigos
Trofa disponibiliza salas snoezelen à população
A Câmara Municipal da Trofa passou a disponibilizar à comunidade duas salas Snoezelen, espaços de estimulação sensorial orientados para o bem-estar físico e emocional de crianças e adultos com necessidades específicas. As salas estão instaladas na Escola Básica de Castro e na Escola Básica de Finzes e integram o Plano de Ação de Educação Especial “Trofa + Inclusiva”.
Concebidas para promover ambientes tranquilos, controlados e multissensoriais, estas salas combinam luz, som, toque, aromas e imagens, permitindo experiências de relaxamento, descoberta e autocontrolo. De acordo com a autarquia, o objetivo é criar “momentos de serenidade, conforto e equilíbrio emocional, favorecendo o desenvolvimento pessoal e a autonomia”, referiu o Município, sublinhando que a iniciativa se destina “não só à comunidade escolar, mas também à restante população trofense que dela possa beneficiar”.
Os espaços, totalmente adaptados a pessoas com mobilidade reduzida, podem acolher sessões individuais ou em pequenos grupos, mediante marcação prévia. A autarquia lembra que esta abordagem sensorial é especialmente relevante para utilizadores com perturbações do desenvolvimento, limitações cognitivas, demência, autismo ou dificuldades de aprendizagem, tendo demonstrado efeitos positivos na redução da ansiedade, melhoria da comunicação, aumento da autoestima e reforço da coordenação motora.
As duas “Salas dos Sete Sentidos”, como são designadas, foram pensadas para responder a diferentes necessidades físicas, cognitivas, sensoriais, sociais ou emocionais, e destinam-se a alunos com necessidades educativas especiais, utentes das instituições particulares de solidariedade social do concelho e cidadãos com necessidades devidamente comprovadas.
O acesso é realizado através de formulário próprio, disponível no Gabinete da Saúde da Divisão de Educação da Câmara Municipal da Trofa, localizado no Fórum Trofa XXI. O documento deve ser preenchido por um técnico com formação especializada nas áreas da educação, saúde ou intervenção social. Podem também ser admitidos utilizadores referenciados por entidades exteriores ao concelho, desde que comprovem residência fiscal na Trofa.
Mais informações e normas de utilização podem ser solicitadas no Gabinete da Saúde, no Fórum Trofa XXI, ou através dos contactos 252 409 290/850 e do e-mail saude@mun-trofa.pt.Leia no link: Artigo para ler em www.onoticiasdatrofa.pt
http://dlvr.it/TP54Cn
-
Artigos7 dias atrás
Câmara da Trofa chumba delegação de competências no presidente
-
Artigos16 horas atrás
Assembleia de Freguesia do Coronado rejeita lista para novo executivo
-
Artigos2 semanas atrás
O licor da Trofa que o mundo aprendeu a admirar
-
Artigos1 semana atrás
Assembleia extraordinária do Trofense aprova venda da SAD a novo investidor
-
Artigos2 semanas atrás
Câmara da Trofa abre inscrições para a Aldeia de Natal
-
Artigos2 semanas atrás
Faleceu Maria das Dores da Costa Gomes
-
Artigos6 dias atrás
Detido por furtar carteira e usar cartões bancários em compras
-
Artigos23 horas atrás
Cruz Vermelha substitui Bombeiros Voluntários da Trofa no apoio aos jogos do Trofense


